UM PROJETO

Amazônia Vox discute comunicação e mudanças climáticas durante Diálogos Amazônicos

07/08/2023 10:19

Qual a importância dos jornalistas e comunicadores para garantir o protagonismo das vozes amazônicas e fortalecer, por meio da comunicação, o enfrentamento às mudanças climáticas? Esse foi o debate promovido pelo Instituto Bem da Amazônia, por meio do projeto Plataforma Amazônia VOX, durante os Diálogos Amazônicos, que ocorreram em Belém no período de 4 a 6 de agosto em Belém.

O workshop “Comunicadores da Amazônia pelo Clima: conhecimento sobre conceitos e vozes da região amazônica” foi realizado na UFPA e reuniu 109 participantes entre estudantes, jornalistas, profissionais de design, relações públicas, assessores e assessoras de imprensa, pesquisadores e professores e professoras que representaram mais de 20 organizações, como sindicatos, jornais, rádios, portais de notícias e tevês, universidades e faculdades, institutos e ONG´s de pesquisa, órgão públicos e coletivos de direitos humanos.

O workshop foi o primeiro grande evento presencial promovido pela Plataforma Amazônia VOX, que está no ar há três meses em versão beta. “Conseguimos traduzir nosso objetivo, que é qualificar os profissionais e a comunicação na Amazonia a partir do olhar e do conhecimento de quem é daqui", disse Daniel Nardin, presidente do Instituto Bem da Amazônia e coordenador da Plataforma.  O workshop fez parte da programação oficial dos Diálogos Amazônicos e da Cúpula da Amazônia, eventos promovidos pelos governos Federal e Estadual com mais de 400 atividades auto-gestionadas e a presença de chefes de Estados e líderes políticos dos países do e auto representantes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Além de Daniel, que apresentou a Amazônia VOX, falaram sobre comunicação, protagonismo e mudanças climáticas mais seis convidados: Jalília Messias, repórter de Rede da TV Globo no Pará, Ana Claudia Costa e Isabela Morbach, da Rede Amazônidas pelo Clima (RAC), Alcebias Constantino, da Coiab, Angélica Mendes, do Comitê Chico Mendes e sobrinho do ativista, e Fernanda da Costa, assessoria de Comunicação do Imazon.  “As ferramentas de comunicação são muito importantes e servem muito pra gente”, disse Alcebias. Angélica Mendes falou brevemente sobre a formação do Comitê Chico Mendes e sobre a importância das conexões e articulações para fortalecer as organizações e os povos da região.

“Essa iniciativa é fundamental para qualificar nosso discurso e amplificar nossas vozes”, disse Jalília Messias. Fernanda da Costa, do Imazon, também parabenizou a iniciativa e apresentou exemplos de organizações e projetos que sistematizam e divulgam dados e podem ajudar comunicadores e pesquisadores com reportagens e conteúdos sobre a Amazônia. Isabela e Ana, da RAC, apresentaram conceitos-chave sobre mudanças climáticas e como os fenômenos atingem populações de modo diferente, a chamada “injustiça climática”.   

Calendário

O evento da ultima semana foi o primeiro de uma série de atividades que serão promovidas pelo Instituto Bem da Amazônia até o final do ano. A própria Plataforma VOX, que já está no ar, será lançada oficialmente em setembro com atividades nas nove capitais da Amazônia Legal. O Instituto e seus parceiros também planejam estar presentes em eventos e atividades que reúnam especialistas, com a ideia de ampliar o banco de fontes e fortalecer as conexões que já estou acontecendo na Plataforma.   

Texto: Jaqueline Almeida
Foto: Thiago Gomes/LED