Unifap e Amazônia Vox iniciam programa de estágio para alunos de Jornalismo

31/10/2024 20:03

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) firmou parceria com a iniciativa Amazônia Vox para um programa de estágio com estudantes de jornalismo da universidade, sediada em Macapá, capital do Amapá. Através da Agência Experimental de Comunicação do curso de Jornalismo, o programa vai oferecer bolsas para dois estudantes de Jornalismo da Unifap, pelo período de quatro meses, com ajuda de custo mensal de R$1.000,00 (hum mil reais). O estágio é voltado para alunos a partir do 4º semestre.

O edital completo está disponível aqui neste link.

A iniciativa visa apoiar o aprendizado dos estudantes de jornalismo em sala de aula, com supervisão de jornalistas do Amazônia Vox e com supervisão da Coordenação da Agência Experimental de Comunicação do curso de Jornalismo, Profa. Dra. Lylian Rodrigues.

O programa de estágio prevê diferentes atividades, sempre supervisionadas. Entre elas, está o mapeamento e inserção de fontes de conhecimento do Amapá, dos campos científico, tradicional, do terceiro setor e cultura e educação, para aumentar a qualidade e diversidade do banco de fontes do Amazônia Vox.  As atividades serão realizadas de forma híbrida, combinando encontros presenciais e remotos. Os estudantes também participarão de uma oficina de Jornalismo de Soluções, podendo produzir reportagens com essa perspectiva.

Para a coordenadora da Agcom, Lylian Rodrigues, a iniciativa vai aprimorar o conhecimento dos alunos e expandir as oportunidades dentro do jornalismo. "É uma oportunidade inédita para os nossos estudantes. Pela primeira vez, o estágio vai dialogar com jornalistas de atuação regional e nacional. Importantíssimo poder exercer a profissão pensando a identidade da nossa região, da amazônia amapaense, reconhecer as comunidades locais, os agentes políticos e os pesquisadores do nosso território", avalia.

Segundo Daniel Nardin, diretor executivo do Amazônia Vox, o trabalho é um piloto que deverá ser expandido para outros Estados da Amazônia Legal. Este é a segunda parceria do Amazônia Vox com cursos de jornalismo da região, que iniciou com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), com as estudantes Laura Guido e Samantha Mendes. 

As próximas etapas em outros Estados vão ocorrer nos próximos meses, em diálogo com as coordenações dos cursos, em projeto que será desenvolvido ao longo de 2025 com apoio do Instituto Serrapilheira. 

"Queremos com esse trabalho promover uma troca de experiências e gerar mais oportunidades para os estudantes, com novas possibilidades de atuação no jornalismo e em colaboração com uma iniciativa com cada vez mais capilaridade em toda a região", afirma.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais: